Blog

Artigos informativos, dicas práticas e as últimas tendências sobre saúde, você encontra aqui no blog Meddco.

Confira nossas publicações!

Estudo científico confirma que Covid-19 é uma doença vascular.

Desde quando surgiu, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China, a Covid-19 tem sido considerada uma enfermidade respiratória. Porém, um estudo publicado no jornal científico Circulation Research por uma equipe de cientistas, no final de abril, confirma que, na verdade, é uma doença vascular.

Segundo a revista Galileu, que trouxe essa notícia para o Brasil, os estudiosos documentaram como a proteína spike do vírus Sars-CoV-2 contribui para danificar células endoteliais vasculares. Eles acreditam que a descoberta pode explicar melhor as complicações da Covid-19 e abrir portas para criar tratamentos mais eficazes contra a doença a partir de agora.

“Isso poderia explicar por que algumas pessoas têm derrames e por que algumas pessoas têm problemas em outras partes do corpo. A semelhança entre os casos é que todos têm bases vasculares”, explica em comunicado Uri Manor, coautor do estudo e professor assistente de pesquisa no Instituto Salk, nos Estados Unidos.

 

 

Como aconteceu a pesquisa?

Para entenderem como o coronavírus penetra nas células endoteliais vasculares, os pesquisadores criaram um pseudovírus, que não é exatamente o Sars-CoV-2, mas tem uma coroa de proteínas spike, usada de verdade no processo de entrada nas células.

Em testes com animais, o pseudovírus causou danos em pulmões e artérias, provando que a proteína spike trabalha sozinha para adoecer o organismo. Amostras de tecido também revelaram que houve inflamação nas células endoteliais da artéria pulmonar.

Em seguida, os estudiosos resolveram repetir o processo em laboratório. Colocaram mais uma vez as células endoteliais das artérias do pulmão em contato com a proteína spike. Observaram, então, que outra proteína, chamada ACE2, se ligava à spike como um receptor.

O que ocorre é que a ligação entre as duas proteínas interrompe a sinalização molecular que a ACE2 faz para as mitocôndrias, organelas responsáveis pela geração de energia. Dessa maneira, as mitocôndrias das nossas células são danificadas e a pessoa adoece.

Vale lembrar que pesquisas anteriores já haviam mostrado um mecanismo parecido em células expostas ao Sars-CoV-2, mas o novo estudo é o primeiro a se focar na ação isolada da proteína spike.

Os cientistas planejam ainda aprofundar as descobertas para entender como a ACE2 danifica as mitocôndrias. “Outros estudos com proteínas spike mutantes também fornecerão uma nova visão sobre a infecciosidade e gravidade dos vírus Sars-CoV-2 mutantes”, diz Manor.

Estudo brasileiro

Em outubro de 2020, pesquisadores da PUC do Paraná já estudaram essa relação entre Covid e sistema vascular. Um estudo realizado com amostras de pacientes que morreram identificou lesões nas células que revestem os vasos sanguíneos, podendo ocasionar trombose e levar a óbito. Foram analisados pacientes com idade média de 75 anos, que já tinham hipertensão arterial, diabetes e obesidade. 

Segundo uma das líderes da pesquisa, a professora da Escola de Medicina da PUC, Lucia de Noronha, em entrevista para a Jovem Pan, uma pessoa com comorbidades tem mais chances de desenvolver problemas circulatórios. “Nós percebemos que os pacientes que já têm uma pré-doença vascular têm um risco maior, eles já estão predispostos a fazer um dano importante, já que possuem dano anterior”, explica. 

A professora ressalta que, para comparação, também foram usadas biópsias de pacientes que morreram de outras causas, como infarto. Nesses casos, o estudo demonstrou que a Covid-19 causa uma lesão muito mais grave no endotélio, uma camada fina de células que protege os vasos, evitando a trombose.

 

Atualização médica

Para se destacar na área da Cardiologia, o médico desta área precisa ir em busca constante de atualização profissional já que as novidades em diagnósticos e tratamentos são constantes.

Sabemos que na rotina desses profissionais é intensa e encontrar tempo para estudar e se dedicar à atualização profissional é um grande desafio.

Para atender essa demanda, a Meddco tem as melhores opções de cursos médicos online do Brasil. Todos os cursos são preparados e apresentados por médicos reconhecidos e qualificados em suas respectivas áreas. A Meddco oferece conteúdo direcionado e de qualidade, em que o aluno/médico poderá acessar facilmente, por meio das plataformas online, quando e onde quiser.

Inscreva-se agora no Curso Avançado de Doppler Vascular!

 

Sobre a Meddco

A Meddco é uma empresa focada no fomento da educação para profissionais da área médica.

Com 13 anos de atuação e mais de 5 mil alunos matriculados, a Meddco foi a empresa pioneira na educação a distância (EAD) voltada a área de diagnóstico por imagens do país.

Em todo seu histórico, sempre permaneceu no ambiente digital, oferecendo cursos vitalícios, proporcionando ao aluno o acesso ilimitado aos cursos adquiridos.

A Meddco oferece aos seus alunos, materiais de altíssima qualidade, que geralmente são compostos por aulas teóricas, aulas práticas e a apresentação de casos clínicos, garantindo ao aluno atualização e aprendizado de qualidade.

Além disso, nosso corpo docente conta com especialistas referências em suas áreas de atuação, oferecendo ao aluno aprendizado de qualidade inquestionável, fato comprovado pelo alto índice de satisfação de nossos alunos, que fica acima dos 95%.

Veja também

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. Veja o raio x da aula 5 sobre litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. A [...]
+

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia no Videoaula Ablação Química Endovenosa

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia na Videoaula Ablação Química Endovenosa Confira o raio x da aula 7 sobre as complicações da [...]
+

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia Veja o raio x da aula 3 sobre o fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia. O [...]
+