Blog

Artigos informativos, dicas práticas e as últimas tendências sobre saúde, você encontra aqui no blog Meddco.

Confira nossas publicações!

Anestesiologista, que teve seu dia comemorado em 16 de outubro, não é requisitado apenas em cirurgias, mas em exames que demandam que o paciente fique imóvel 

O uso de anestesia não se restringe apenas às cirurgias, sendo necessário para a realização de alguns tipos de exames de imagem.

Alguns procedimentos diagnósticos e terapêuticos que recorrem à imagem podem ser desconfortáveis para o paciente ou demandar que ele fique imóvel para que o registro obtido seja o mais nítido possível. Nesses casos, a anestesia pode ser necessária, já que o estado de relaxamento profundo facilitará o procedimento tanto para o paciente como para o médico.

Assim como ocorre em uma cirurgia, a anestesia para exames deve ser conduzida por médicos especializados em anestesiologia. Esse profissional é responsável pela administração da dosagem adequada do anestésico, além de monitoramento das funções vitais do paciente ao longo de todo o procedimento.

Exames de imagem como ressonância magnética, tomografia e hemodinâmica requerem que o paciente fique imóvel para sua realização, de modo a garantir que a imagem final seja nítida. No entanto, a escolha do tipo de anestesia vai variar conforme o tipo de procedimento a ser realizado, o tempo de duração e o histórico clínico do paciente. Geralmente é usada uma sedação leve, mas em procedimentos mais longos, como a ressonância magnética, a anestesia geral pode ser a melhor opção.

Há ainda exames como litotripsia e biópsias que também demandam o uso de anestesia. Nesses casos, a finalidade é abolir qualquer estímulo doloroso que possa causar desconforto ao paciente.

Na hora de indicar uma anestesia para um exame de imagem, existem alguns fatores que são considerados determinantes. São eles:

– Idade: bebês e crianças não conseguem controlar seus movimentos por tanto tempo, o que pode prejudicar o registro da imagem em uma ressonância magnética, por exemplo.

– Condições clínicas: se o paciente sente incômodo ou dores ao ficar deitado, a anestesia será necessária para mantê-lo imóvel durante o procedimento.

– Tolerância a ambientes fechados: em uma ressonância magnética, o paciente é colocado dentro de um tubo, para que o aparelho faça o registro da imagem de seu organismo. Isso pode ser inconveniente para pessoas que sofrem de claustrofobia, exigindo o uso de anestesia.

– Tipo de exame: há procedimentos que demandam a análise de várias partes do corpo do paciente, com duração mais longa, o que exigiria uma anestesia geral. Em procedimentos de menor tempo de duração, somente a sedação já é eficaz.

 

Sobre a Meddco

Com 15 anos de atuação e mais de 5 mil alunos matriculados, a Meddco foi a empresa pioneira na educação à distância (EAD) voltada a área de diagnóstico por imagens do País.

Em todo seu histórico, sempre permaneceu no ambiente digital, oferecendo cursos vitalícios, proporcionando ao aluno o acesso ilimitado aos cursos adquiridos.

A Meddco oferece aos seus alunos, materiais de altíssima qualidade, que geralmente são compostos por aulas teóricas, aulas práticas e a apresentação de casos clínicos, garantindo ao aluno atualização e aprendizado de qualidade.

Além disso, nosso corpo docente conta com especialistas referências em suas áreas de atuação, oferecendo ao aluno aprendizado de qualidade inquestionável, fato comprovado pelo alto índice de satisfação de nossos alunos, que fica acima dos 95%.

Saiba mais sobre os cursos Meddco no link www.meddco.com.br/listagem-de-cursos/.

 

Veja também

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. Veja o raio x da aula 5 sobre litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. A [...]
+

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia no Videoaula Ablação Química Endovenosa

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia na Videoaula Ablação Química Endovenosa Confira o raio x da aula 7 sobre as complicações da [...]
+

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia Veja o raio x da aula 3 sobre o fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia. O [...]
+