BLOG

30.04.2015

Ultrassonografia na gestação e medicina fetal

Os exames realizados durante a gestação são de extrema importância para a saúde do feto e da mãe. O exame de ultrassonografia é usado para classificar a gestação, acompanhar o desenvolvimento e a saúde do feto, diagnosticar malformações e ainda identificar sinais sugestivos de doenças genéticas, como a síndrome de Down.  A partir desse diagnóstico é possível direcionar mãe e feto para acompanhamentos específicos, visando sempre o bem estar e a saúde de ambos. Os diversos tipos de ultrassom realizados durante a gravidez tem funções distintas. O exame de ultrassonografia obstétrica, por exemplo, é feito várias vezes para confirmar a idade do feto e acompanhar a evolução da gestação.

No período entre a 20ª e a 24ª semana, a gestante deve realizar o ultrassom morfológico de segundo trimestre. Este exame possibilita um estudo detalhado da anatomia fetal, sendo possível identificar diversas malformações, como as cardíacas, do sistema nervoso central, do sistema musculoesquelético, renais, da face, pulmonares, do sistema digestivo, ou seja, um estudo detalhado do feto.

O correto diagnóstico de uma malformação fetal permite uma melhor condução da gravidez, pode-se determinar a necessidade de intervenção ou correção dessa anomalia ainda durante a gestação, dentro do útero materno, como alguns casos de hérnia diafragmática congênita e também da meningomielocele (defeito de fechamento da coluna vertebral). Em caso de anomalias progressivas, pode ser necessária a antecipação do parto para se evitar danos maiores, como por exemplo, em casos de hidrocefalia que apresentem piora progressiva. Também em casos de anomalias associadas, pode-se diagnosticar algumas doenças genéticas que apresentam risco elevado de recorrência (repetição em gestações futuras), permitindo um aconselhamento do casal.

A Meddco oferece o que de mais atualizado e moderno há na ultrassonografia em particular na área de medicina fetal. Nosso autor, o Dr. Jorge Telles, ministra com destreza e didatismo nossos cursos. É com esta parceria que lançamos a videoaula de Medicina Fetal do 2º Trimestre, conteúdo inédito e exclusivo. Composto por 12 DVD´s, este material auxilia os profissionais a realizarem interpretações e exames precisos através da ultrassonografia. Marcadores ultrassonográficos, biometria fetal, procedimentos clínicos entre muito outros assuntos são abordados com a qualidade que a Meddco sempre oferece. 

Para maiores informações, entre em contato conosco pelo telefone 0800 602 1991 ou através da nossa página do curso de Medicina Fetal do 2º Trimestre (clique aqui).

Meddco, Atualizando Sempre!



RECEBA NOVIDADES

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os cursos da Meddco