BLOG

09.09.2015

A ultrassonografia na avaliação musculoesquelética

Especialistas médicos defendem que o ultrassom de alta frequência pode ser usado como uma ferramenta de diagnóstico para melhor investigar os problemas ósseos e articulares que não são detectados em outros exames existentes, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

A ultrassonografia musculoesquelética é capaz de entregar um diagnóstico preciso e pode ser feita em mulheres grávidas, crianças e idosos. O Dr. Dhananjay Gupta, radiologista e secretário da Associação Ortopédica de Nova Delhi, Índia, acredita que o ultrassom musculoesquelético além de ser mais barato, o diagnóstico é mais rápido e seguro, mesmo em pacientes com implantes e próteses.

"É uma ferramenta eficaz e dinâmica se comparada com outras modalidades de cortes transversais existentes. Possui vantagens nas avaliações de patologias musculoesqueléticas. Em procedimentos como na ressonância magnética, torna-se difícil o diagnóstico em pacientes que têm implantes e próteses dentro do seu corpo ou em pacientes com “stents” e marca-passos. A ultrassonografia musculoesquelética é a única alternativa disponível para o diagnóstico em tais pacientes", defende Gupta.

"As crianças têm ossos moles que não quebram, mas podem dobrar com uma lesão. Esta curva não pode ser captada em uma ressonância magnética, por exemplo, mas pode ser facilmente diagnosticada através do ultrassom do sistema musculoesquelético, consumindo menos tempo, dinheiro e esforço", disse ele.

A ultrassonografia também é recomendada para a identificação de tumores nos tecidos, lesões dos tecidos moles e em presença de corpos estranhos como lascas de madeira ou espinhos que podem facilmente serem invisíveis em outras técnicas por imagem, Gupta conclui.

Os especialistas disseram que este novo procedimento já está disponível em muitos hospitais, mas ressalta a escassez de conhecimento técnico nesta modalidade.

Texto traduzido e readaptado.
Fonte: Health World



RECEBA NOVIDADES

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os cursos da Meddco