BLOG

23.09.2015

A ultrassonografia e a impressão 3D

A impressão 3D tem revolucionado diversas áreas que envolvem desde a arquitetura ao entretenimento. Entretanto, o que mais surpreende são as soluções voltadas para a medicina. Especialistas e otimistas acreditam que, num futuro muito próximo, órgãos humanos poderão ser reproduzidos em impressoras 3D.

Atualmente existem laboratórios onde esta tecnologia é usada para colocar um sorriso no rosto e confortar os corações de futuros pais e mães com deficiência visual. Uma nova aplicação para impressão 3D permite que eles tenham a oportunidade de conhecer seus bebês antes mesmo de eles saírem da barriga. Através de exames de ultrassom e ressonância magnética, que podem ser feitos durante toda a gravidez, uma imagem tridimensional do feto é reconstruída por um software e então o molde do bebê é impresso em 3D.

O processo todo é muito rápido. Desde a captura da imagem até a impressão do modelo, tudo pode ser feito em menos de 24 horas. Normalmente, as impressões são feitas a cada trimestre da gestação. As características do bebê ficam por conta da narração dos médicos que realizam os exames de ultrassom.

O modelo do feto demonstrado no vídeo foi produzido no segundo trimestre da gestação. A imagem 3D do ultrassom criou a imagem do rosto e a ressonância magnética capturou a imagem do corpo todo. O método não é totalmente novo, mas até pouco tempo era utilizado somente para pesquisas médicas. Agora ele está disponível para o público em alguns laboratórios mais modernos. A ideia é gerar uma situação de igualdade de condições com quem enxerga e dar o prazer dos pais cegos de conhecerem o próprio filho ainda dentro da barriga através do toque.

Cada vez mais presente no nosso dia a dia, a impressão 3D ainda promete surpreender bastante. Na medida em que a tecnologia se populariza, novas aplicações são possíveis com os mais distintos modelos de impressora. Confira a matéria completa.



Texto e vídeo reproduzidos.
Fonte: Olhar Digital



RECEBA NOVIDADES

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os cursos da Meddco